quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Novidades em Expansão de Notebooks

O grande problema dos notebooks é o seu upgrade, que é limitado. Nos últimos anos essa questão melhorou muito e atualmente é possível trocar ou aumentar a memória RAM e o disco rígido. Além disso, os notebooks possuem ainda um slot de expansão chamado PC Card (que antigamente era chamado de PCMCIA), que permite a instalação de placas de rede, modems, discos rígidos, adaptadores para a leitura de cartões de memória de câmeras digitais e diversos outros periféricos para expandir as capacidades do seu notebook. As placas PC Card medem 54 mm x 85,6 mm usam um conector de 68 pinos e podem ser encontradas em três tipos de espessura: tipo I (3,3 mm), tipo II (5 mm) e tipo III (10,5 mm).
Muito em breve, com a adoção do novo barramento PCI Express, chegará ao mercado um novo tipo de slot de expansão para notebooks, chamado Express Card, que virá em dois tamanhos: Express Card/34 e Express Card/54, com 34 mm e 54 mm de largura, respectivamente. Ambos têm 75 mm de profundidade e 5 mm de espessura. A idéia é a mesma do PCCard, só que, por usar comunicação serial em vez de paralela, usa menos pinos (apenas 26 pinos, contra 68 pinos no PC Card) e com isso é possível a construção de placas de expansão menores. 
 

 Figura 1: Placas Express Card. A da esquerda é uma de 54 mm, para smart card.


Mas tanto o PC Card quanto o Express Card não resolvem um problema: o da placa de vídeo. O problema é que até hoje a maioria dos notebooks tem a sua placa de vídeo integrada à sua placa-mãe. Ou seja, não é possível trocar o vídeo porque este está preso à placa-mãe do notebook.
A NVIDIA apresentou recentemente uma idéia que pretende acabar com este problema. Chamado MXM (Mobile PCI Express Module), trata-se de um slot padronizado para notebooks onde a placa de vídeo é encaixada. Assim, se o seu notebook usar este módulo e, no futuro, você quiser trocar a sua placa de vídeo, isto será possível, bastando remover a placa antiga e instalar a placa nova.
O slot MXM é um slot de 230 pinos e as placas MXM poderão ser encontradas em três formatos: MXM-I, de 70 x 66 mm, para notebooks finos; MXM-II, de 73 x 78 mm, para os notebooks populares; e MXM-III, de 80 x 100 mm, para modelos topo de linha de alto desempenho.
Vários fabricantes de notebooks, como a AOpen, Quanta, Uniwill, Wistron, FIC, Clevo, Tatung, Arima, ASUS e Mitac, já disseram que vão adotar este novo tipo de slot em seus futuros notebooks.
A expectativa é de que a NVIDIA já produza os futuros GeForce Go 6 (baseados na recém- lançada linha GeForce 6800) no novo formato.
Mas se esta idéia vai realmente dar certo não sabemos, até porque a ATI prepara o lançamento de um formato próprio de slot para placa de vídeo para notebooks chamado Axiom. 
Figura 2: MXM, padrão de slot para placa de vídeo para notebooks criado pela NVIDIA.
 
 











Este artigo se encotra no seguinte link: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/943




Nenhum comentário:

Postar um comentário